Você sabe fazer resumos?








Resumir requer conhecimento prévio!
Muitas pessoas sentam para copiar o texto. Isso não é resumir!
Lembro-me das primeiras aulas da universidade, do curso de psicologia, quando tive uma professora de método de estudo.
Uma professora inesquecível! Ela nos ensinava a resumir. A fazer fichas de estudo. Até hoje vejo o quanto foi maravilhosa. Gratidão querida mestra!!!
Ela foi até a lousa e nos ensinou o b-a-bá do resumo!
Vamos lá para algumas dicas...
As outras eu te passo conversando na palestra, no encontro que um dia teremos... kkkkk (Ah não!!! Ah sim!!!)
Existe uma dica chave antes de ir resumindo. Asseguro para todos!




Prefira fazer resumos em cadernos de desenho ou cadernos sem linhas.



DICAS GERAIS:

1.       RESUMIR NÃO É COPIAR OS TRECHOS MAIS IMPORTANTES!


Leia o parágrafo, pense em como você irá memorizá-lo e escreva com suas próprias palavras. 
Tente escrever sem olhar o livro e deixe espaço para complementar as informações que faltarem
O objetivo é você aprender tanto fazendo o resumo, que depois saberá tudo que tem nele; não apenas diminuir o texto original.

2. 2. RESUMOS ENORMES DIFICULTAM A REVISÃO! 
Se seu resumo ficar muito grande ou tiver informação em excesso, além de demorar séculos para produzi-lo, você não conseguirá revisar com a frequência necessária.

2.  4. DIVIDA O TEXTO EM PARTES
Uma coisa que pode ajudar a ser mais rápido é fazer o resumo por parágrafos, em vez de resumir o capítulo ou o tópico inteiro de uma vez. Isso ajuda a focar mais. Mas isso requer a sua observação!

3.   4. NÃO ESCREVA APENAS O ÓBVIO
Estamos partindo do pressuposto de que você já leu e compreendeu a matéria, então priorize no resumo as informações mais complexas e difíceis de lembrar.

5. FAÇA UM RESUMO FÁCIL DE SER LIDO
Se você é visual, aproveite para usar cores, desenhos, tabelas, linhas do tempo, diagramas, entre outros; e coloque o mais importante em destaque. Não adianta escrever um bloco de texto enorme e chato de ler.
Se você é auditivo, aproveite para gravar dicas, fórmulas, resumos. Use a criatividade. Invente suas músicas para gravar seus estudos!


MÉTODOS PARA POTENCIALIZAR SEU RESUMO:

 

– Um bom jeito de aproveitar os resumos é com o método do ESTUDO EM CAMADAS, no qual você faz um aprofundamento gradual da matéria:

  • Primeiro, faça uma leitura rápida do conteúdo (chamada de leitura diagonal) para ter a visão global do assunto.
  • Depois, divida a matéria em pequenos pacotes e estude cada tópico buscando entendê-lo; estabeleça conexões com outras matérias e contextualize o assunto, Isso faz TODA a diferença para a memorização.
  • Por último, após compreender o conteúdo, faça o resumo. 

Parece bobagem, mas esse processo muda completamente a forma como você fará seu resumo. Em vez de aprender copiando o texto, você aprenderá lendo e pensando (!!) sobre o assunto e fará o resumo para registrar o que aprendeu, facilitando as revisões.

– Para resumir textos literários, aulas ou palestras, um método muito utilizado é o CORNELL, que consiste em dividir a folha em três espaços: informações principais, palavras-chave e relações entre conteúdos. Utilize para resumir um livro e veja se funciona com você! Observe o tipo de material que vai ser resumido. Pois cada material e cada pessoa requer formas de resumos diferentes.




PARA RESUMIR MAIS RÁPIDO:

 Controle seu tempo! Existe uma técnica chamada POMODORO (Francesco Cirillo).
Leia o livro e amplie seus conhecimentos. Mas o que escrevemos aqui é suficiente!

Mentor da técnica



Resultado de imagem para pomodoro clock




  • Com essa técnica você estuda 25 minutos cronometrados SEM PARAR para nada e, quando o alarme toca, faz o intervalo de 5 minutos. Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrar totalmente em uma atividade, sempre param de estudar para mexer no celular, ir ao banheiro, conversar, fazer castelinhos, e outros mimimis.
 Agora ligue o alarme e comece, quando tiver vontade de fazer outra coisa, ESPERE o intervalo! E é incrível como o tempo VOA!!!
  • Funciona! Mas você tem que sentar para estudar com TUDO que precisa. Sente preparado! Não invente de ir até o banheiro, de tomar água. Deixe tudo perto de você.

 Invista em canetas, post-its e marcadores! Há canetas que atrasam o resumo. Não temos muito tempo, logo qualquer coisa que acelere o processo é bem-vindo! Canetas que DESLIZAM bem em contato com o papel fazem bastante diferença: são mais rápidas e deixam a mão menos dolorida (porque você não precisa segurar com força!).





Aldvan Figueiredo
Pesquisadora e Psicóloga



Fluxograma: Fita perfurada: PREFIRA FAZER RESUMOS EM CADERNOS DE DESENHO OU CADERNOS SEM LINHAS.

Postagens mais visitadas