O BBB olhado por um ângulo chamado coisas de humano. Vamos aproveitar para ensinar valores aos nossos filhos!

O BBB nesta edição trouxe de tudo um pouco. Mas, de tudo um pouco de nós humanos! É isto que temos vivido. Nas empresas, nas ruas, no comércio, nas escolas, ou seja, onde tem gente.

Recentemente recebi um texto por listas de e-mail do Luis Fernando Veríssimo dando seu olhar sobre o atual quadro da Globo. Ao ler o texto comecei a pensar ao longo de suas linhas em tudo o que de fato ele retratou. É ou não é uma verdade? Sim e não! Sim se as nossas verdades foram construídas em cima dos valores que ele norteia no texto. E, não se as nossas verdades forem construídas em cima de outros valores.

Vamos numerar alguns desconfortos do BBB:
1) Mentira (onde ela não existe? Somente diante de seres que se propõem a viverem a verdade. E estes são chamados de loucos, de zen, de viver fora da realidade e por aí vai...)
Então, o que de fato queremos? O que de fato fazemos? Pelo que entendo o BBB tem apresentado o fazer. Tem incomodado, por que?
Vamos refletir? O que de fato vivemos? Analise você no seu "quadrado".

2)Opção sexual (é de cada um. Quem somos para julgar o outro? Somos todos humanos, isto é um fato. Somos todos frutos da mesma essência divina. Não nos cabe condenar, ou julgar.)

3)Carinha de anjo e atitude de trevas (hoje isto é moda! Todos os lugares tem aqueles que fazem biquinho, ameaçam chorinho e o mundo cai aos seus pés. Lembram as velhas seduções dramáticas das crianças com os seus pais. Pois é, elas continuam mundo adulto a fora.)

4) Falsos e traiçoeiros (adorei este item. Ele é recordista mundial desde que mundo é mundo. Vou só lembrar de um personagem bíblico - JUDAS. Preciso falar mais para compreendermos que isto faz parte de uma repetição de comportamento social! Nos competi falar, dar exemplos, debater o assunto, e trabalhar internamente nosso eu para não sermos.)

Nosso Brasil de culturas mil foi aprisionado nas salas de aula. Foi torturado pela necessidade do capitalismo. Como? Por quê? Porque somos seres num processo de aprendizado. Somos ainda muito verdinhos e precisamos mudar urgentemente!!!

Então:

Como ler " um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir" se tudo isto ficou num segundo plano durante tantos anos.


O problema não é da Rede Globo ao mesmo tempo que ela contribui. Pois de fato ela precisa bancar seus gastos. Mas ela segue tendências e de onde vem as tendências? De modelos, de formadores de opiniões, de tantos e tantos lugares que simplesmente vem.


Lembram de um vídeo recente que "bombou" no youtube? Aquele que apresenta um grupo de jovens cantando uma música que diz: "não eu não vou não, minha mulher não deixa não" acho que é mais ou menos isto o refrão. Pois é, por que teve tantos acessos? Será que algum psicólogo de vanguarda pode explicar isto? Ou vamos ter que pedir a um excepcional mecanismo de última geração?


Ao meu ver o BBB é o retrato da nossa sociedade marginalizada, das coisas que fingimos não existir, da decadência acadêmica, dos absurdos que temos que ouvir nos telemarketings, dos valores corrompidos pelos pais que se sentem culpados e tentam suprir de todas as formas os mimos e caprichos dos filhos. Dos falsos educadores que são avaliados por listas e listas de perguntas. E quando sai o resultado a escola demite o professor para não perder alunos. Ou caso contrário os pais vão até a escola ameaça-la dizendo que trabalha na mídia e vão expor o quadro publicamente.


Vos falo porque vi, ouvi e acompanhei vários relatos na Cidade de Campinas. E isto foi em muitas escolas. 


Ontem mesmo cheguei em casa e minha filha relatou o seguinte:
-Mãe tô chocada com o que soube.
- Fala filha.
- Ontem meus amigos foram comemorar o resultado da UNICAMP lá em tal colégio e a eles entregaram uma camiseta e pintaram o rosto. Fulano foi lá falar com a coordenadora mais legal que tinha e dizer que tinha passado na FGV e pedir a camiseta dele. Na hora ela disse que ele não poderia receber pois só era para quem passou na pública.
Depois mãe ela se arrependeu e desceu para entregar uma camiseta dizendo que ele não ia poder pintar o rosto.
- E?
- Ficou nisto! Mãe não acredito que ela fez isto. Ela era a que parecia mais legal.
...


Agora vos pergunto. Isto não foi no BBB foi aqui em Campinas num grupo altamente elitizado. Não precisei falar nada. Minha filha me disse: que pessoa mentirosa, falsa, não quero mais estudar lá!


Gente amiga o BBB está bem aqui na nossa porta, dentro das nossas vidas!


Não sou fã da Rede Glogo, mas culpá-la de tudo que dá IBOPE é fato a ser repensado. Acho o Pedro Bial muito inteligente. Ele tem coragem de apresentar o que nossa sociedade criou. De narrar com palavras que os mais diversos grupos sociais entendem. Quem de nós teria coragem de se expor tanto? Somos um bando de covardes! Nos escondemos de nós mesmos. E daí? Só nos resta desperta a coragem e arregaçar as mangas e agir!


SOMOS NÓS OS RESPONSÁVEIS POR ESTA ATUAL SITUAÇÃO.


Eu, você e o Brasil inteiro! Ora essa, até quando vamos continuar passando a batata quente?


Acorda Brasil! Acorda você meu irmão! Nós temos que aproveitar este BBB de tantos problemas e escancarar para nossos filhos apontando com todos os dedos das mãos o que não é um valor humano! Temos que dizer com todas as letras o que é o que. 


Precisamos aprender com o Bial a narrar! A sermos contadores de histórias e encantar nossos filhos. Pois depois das fitas de vídeo demos poderes para a televisão. Colocamos nossos filhos diante de telas maravilhosas e dizemos:
"não é lindo filho? Veja que história linda! Fica aqui assistindo enquanto a mamãe e o papai trabalha tá filhinho! Quando terminar mamãe coloca outra fita."


Gente nós que demos poder para tudo isto acontecer. Nós e somente nós!


Até a próxima,
Bjs







Postagens mais visitadas