Deu branco no vestibular, na prova ou no teste?

Uma entrevista que caiu na rede e fez a diferença. Vi e ouvi muitos comentários. Alunos, professores e pais puderam aproveitar esta dedicação profissional minha e do reporter.
Ela foi realizada pelo reporter Fabiano Ormeze, ser dedicado e determinado que leva sua profissão com ética e amor.
Quando ele me telefonou pedi que enviasse as perguntas por e-mail e vejam as respostas da nossa conversa.

Começo assim...

Diante de uma dificuldade ou de um pequeno fracasso, a atitude dos estudantes deve ser de autoconfiança, levantar a cabeça e não desesperar, dizer e sentir: sou capaz; faço o melhor; posso fazer melhor.
A autoconfiança é uma atitude psicológica saudável que faz aumentar o interesse pelo estudo, diminuir as angústias e tensões próprias dos momentos difíceis (avaliações escritas, avaliações orais ou intervenções nas aulas).

- Nessa época de vestibular, como o estudante pode evitar o branco na hora das provas e simulados?
- Como trabalhar para evitar o branco?

O “branco” é o resultado do desequilíbrio entre aspectos emocionais, físicos e cognitivos. Quando esses três aspectos estão em equilíbrio contribuem para uma prova tranqüila e com resultados positivos.
Dentre os aspectos emocionais mais comuns está a ansiedade, mas é possível neutralizá-la através de um suporte interdisciplinar e de algumas técnicas motivacionais.

Quando estiver associado a fatores psicológicos:

• Diante do medo (vou passar na prova? Como será a prova? Vai constar o que sei? Vai dar tempo de responder?) – Questione, busque respostas, vá atrás de outras pessoas e compartilhe com elas suas angústias, procure um profissional de sua confiança para trilhar com você este momento. Fale frases positivas (VOU PASSAR NESTA PROVA! Vai cair o que estudei! Treinei e vai dar tempo de fechar tudo). Desperte a autoconfiança e a auto-afirmação!

• Diante de um conflito entre um desejo e uma proibição (Quero sair, mas preciso estudar.) organize-se melhor, estude o tempo previsto e saia com amigos e parentes, divertir-se sempre é bom. Tudo depende da sua disciplina e de sua organização. Monte um horário flexível onde possa deslocar algumas atividades e alterná-las com estudo.

• Diante do pessimismo, desconfiança ou sensação de impotência (Tenho certeza que vai cair o que não estudei. Será que vai cair aquela questão que não consegui resolver? Ah, eu sei que não vou conseguir.) tome uma atitude otimista, inverta as questões (Por que não cairia o que estudei?), transforme a desconfiança na ferramenta intuição (resolva logo o que acha que vai cair na prova) Use o negativo para desenvolver-se positivamente.

• Diante das pressões por um bom desempenho na prova (Tenho que tirar dez de qualquer jeito. Preciso gabaritar a prova de português.), substitua o “tenho” pelo “é” (É muito bom gabaritar a prova. Gosto da sensação quando vejo que tirei dez, meu corpo vibra e minha mente ferve.) Busque nas pressões saídas motivadoras e impulsionadoras para vivê-las.

Aspectos fisiológicos:

• Diante de situações que sobrecarregam o corpo (muitas atividades em paralelo), escolha uma e deixe para depois as outras,
• Diante da privação de uma alimentação saudável (comer qualquer coisa sem medir as conseqüências), estabeleça como regra comer bem uma das três principais refeições, com alimentos integrais e saudáveis.
• Diante do dormir pouco (dormir tarde e acordar cedo, ficando sempre com a sensação de cansaço), desenvolva rotinas para dormir.
• Diante da correria do dia-a-dia exercite técnicas de respiração e relaxamento.
• Diante de possíveis problemas orgânicos procure ajuda de um profissional, pois os desequilíbrios hormonais (problemas em glândulas que ajudam no funcionamento biológico, ex. tiróide), podem causar muitos sintomas que diminuem o rendimento da aprendizagem.

Aspectos Cognitivos:

• Estude ativamente (dê para as aulas e para os conteúdos um sentido), com apresentação e ordenação cuidadosa do material (faça ficha de resumo e não de amputação de assunto, use métodos de estudo compatíveis com sua personalidade).
• Estude regularmente no decorrer do curso (estude pelo menos duas horas e meia por dia, mas se quiser passar mesmo no vestibular estude umas cinco horas de forma dinâmica e com motivação).
• Simule provas (ler, repetir, recapitular e resolver exercícios)
• Diversifique as matérias de estudo.
• Organize o tempo para uma repetição geral.
• Leia as questões e reaja aos seus questionamentos (tornar a questão viva, dinâmica, buscar nela um sentido).

- O que causa o branco?

Muitas vezes, a memória falha, porque a aprendizagem foi feita sem motivação, ou porque a aprendizagem foi feita sem método. Melhorando a motivação e o método de estudo, a memória ganha eficiência.
Por outro lado, temos os casos onde o branco se dá pela ansiedade. Psicologicamente a ansiedade é vista como uma resposta aos estressores ambientais e emocionais vividos na atualidade com mais intensidade.
Entre os estressores temos:
• Os estressores emocionais (também podem ser chamados de estressores internos) incluem medos (como preocupações sobre temas diversos), assim como certas características de personalidade (como perfeccionismo, pessimismo, desconfiança ou sensação de impotência ou falta de controle sobre a vida de alguém). Esses estressores são bastante pessoais.
• Os estressores familiares podem incluir problemas na dinâmica familiar, problemas financeiros, alcoolismo, doenças de várias ordens, entre outros.
• Os estressores do trabalho/estudo são causados pelas pressões de bom desempenho, grande quantidade de assuntos para serem trabalhados/estudados, tomadas de decisões importantes, como a escolha de uma profissão, entre outros.
• Os estressores ambientais incluem barulho, poluição, falta de espaço ou calor ou frio excessivo, entre outros.

- O aluno tem maior probabilidade de ter um branco, se apenas decorar a matéria?

Sim. O aluno que apenas decora (ler várias vezes) a matéria tem maior probabilidade de ter um branco, pois usará somente um dos três níveis de conhecimento - o nível de reconhecimento – e deixará de lado o nível de evocação (recordar e organizar o assunto) e o nível de domínio (raciocinar e abstrair o assunto).
O processo de memorização envolve um armazenamento de informações concomitante com algum aprendizado, assim memorizar é uma das formas de aprendizagem e a melhor forma para se memorizar algo é executar, praticar e viver o que foi ensinado. Ao passo que decorar é uma atividade de mera repetição mecânica, em geral com o uso da memória de curto ciclo/prazo.

- O que fazer na hora do branco?

Uma das saídas é usar a técnica de respiração para oxigenar o cérebro. Se não há uma via por onde as informações possam passar, o cérebro não consegue formar novas memórias nem recuperar memórias antigas. Uma rápida perda do fluxo de oxigênio no cérebro, por exemplo, pode deixar uma pessoa incapaz de se lembrar por algumas horas de conteúdos importantes (senhas de banco, fórmulas, datas, nomes de lugares e de pessoas, entre outros).
Tomar consciência de si (imaginar que neste instante você esta lendo esta matéria, você está aqui e agora), ter uma alimentação equilibrada rica em alimentos integrais, fazer exercícios respiratórios (respirar profundamente e segurar o ar um pouco e solta-lo lentamente) e físicos (breve alongamento – espreguiçar-se).

- Explique sobre o curso desenvolvido por você, quando abrirá inscrições e o local que é oferecido?
Comecei com este projeto de Suporte Emocional e Cognitivo em 2001. Percebi que ele era muito importante para os alunos e comecei a aplicá-lo em algumas escolas, mas fiquei surpresa quando os mesmos me procuravam e diziam: “Ald, eu consegui! Não fiquei nervosa e fiz tudo!” Lágrimas rolavam pelo rosto de muitos que vi conseguirem bons resultados. Aprendi com todos os alunos que o caminho era investir para diminuir o sofrimento que eles trilhavam, eles sabiam do conteúdo, mas não conseguiam resolver a prova toda.
Descobri que precisava aprofundar mais o projeto que envolve muitas áreas do conhecimento, e entre pesquisas, desenvolvimento pessoal e profissional agora retomo o mesmo em um espaço idealizado e com uma equipe preparada para atuar.
Em cada abraço que recebi armazenei a certeza e o resultado desse trabalho, hoje temos três projetos que andam em paralelo o de Orientação Profissional, o de Suporte Emocional e Cognitivo e o de Desenvolvimento de Potencialidades. Eu e minha equipe acreditamos nas possibilidades que cada um tem e trabalhamos com determinação e amor.
O que é o Suporte Emocional e Cognitivo:
Durante vários anos ouvimos que o momento da prova, ou melhor, o dia que antecede e o momento exato da mesma, provocam no jovem uma situação de extremo desconforto emocional que termina alterando muitas vezes sua capacidade cognitiva e intelectual. Mas, na prática, observa-se que o jovem vive um processo cumulativo de ansiedade e de momentos estressantes próprios de tudo o que representa o vestibular. É um momento de medo, dúvidas, frustrações e pressões.
O suporte emocional, cognitivo e intelectual é um processo que visa o equilíbrio entre o cognitivo e as emoções através de técnicas desenvolvidas ao longo dos tempos. É um processo psicodinâmico que envolve mente e corpo.

Objetivos:
• Diminuir a ansiedade e o estresse causado pela situação do vestibular
• Viver o momento da prova
• Resgatar conteúdos dados e aprendidos em sala de aula
• Usar ferramentas dadas durante o processo de suporte

Como acontece:
Você aprende a identificar e a neutralizar a ansiedade diante da prova do vestibular. O processo é feito de um jeito divertido, com atividades, jogos e dinâmicas. São 10 encontros de duas horas (o último com os pais) que ocorrem geralmente 1 ou 2 vezes por semana. Para atender as necessidades específicas realizamos processos mais intensivos, em alguns casos indica-se o suporte emocional individualizado.

Recado aos pais
Pais, vocês são os maiores participantes desse difícil momento trilhado pelos seus filhos. Pensando em vocês, nas suas ansiedades e desejo de cooperação, adicionamos um encontro ao final do processo para atendê-los, procurando esclarecer dúvidas e refletir juntos sobre a melhor conduta a adotar com eles.

- Qual é o público alvo do curso? Para quem é dedicado?
Criança, adolescentes e adultos que estejam passando por processo seletivo. Famílias que acompanham os filhos e querem ajudá-los.

- Se possível, liste alguma atividades ou o que pode ser feito para evitar o branco.

• ESTUDE, estude e estude!

• Aprenda!

• Pratique esportes com regularidade e moderação (atividades físicas permitem uma desintoxicação do organismo, em particular, do cérebro, levando ao bem-estar consigo mesmo.).

• Faça caminhada sem compromisso.

• Sinta a natureza.

• Tome banho de sol.

• Tenha uma alimentação equilibrada.
• Assista a alguns filmes sem muita adrenalina.
• Aprenda a expressar os sentimentos.
• Procure pessoas da sua confiança (pais) para dialogar.
• Leia livros pequenos e fininhos de histórias positivas.
• Faça uma psicoterapia de suporte, pois ajudará a identificar e a organizar os sentimentos e os pensamentos.
• Monte um horário de estudo.
• Organize o material e os assuntos.
• Veja quanto tempo você gasta para resolver questões.
• Torne suas matérias e os assuntos dinâmicos em sua vida.
• Tome consciência do seu corpo e da sua mente.
• Respire profundamente e expire lentamente algumas vezes ao dia.
• Faça alongamento antes de sentar para estudar e depois que terminar.
• Sorria, chore, brinque, viva o agora.
• Faça desse momento VESTIBULAR um aprendizado.
• Permita viver o momento VESTIBULAR.
• Aceite este momento VESTIBULAR!

Aldvan Figueiredo
Trabalhando para diminuir o sofrimento e gerar soluções.

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